#ColetivoLapa O GOLPE “FLOPOU”, A MELHOR EXPRESSÃO DO MOMENTO.

Coletivo Lapa
2 min readSep 9, 2021

--

09/09/2021

Conforme já postamos em nosso face, o artigo de Fernando Horta e Gustavo Conde traz preciosas informações do como e quando o golpe de Bolsonaro foi barrado.

O herói dessa façanha que garantiu sobrevida para a nossa combalida democracia foi o STF, que na noite de 6 de setembro apontou para o peito do comando militar a Constituição, exigindo o enquadramento da PM de Brasília que estava prestes a se rebelar.

Vamos refletir mais sobre essa inesquecível noite de 6 de setembro para entender melhor seus desdobramentos na nova conjuntura criada a partir dela e o papel desempenhado por seus atores.

Vínhamos caracterizando a conjuntura nacional como de empate político entre Bolsonaro e o conjunto da oposição. Foi esse impasse que o genocida tentou desempatar por meio de um golpe, mas não conseguiu. Seu golpe fracassou, ou melhor, “flopou”, para usar o grito de vitória da democracia que viralizou no Twitter.

Esse fato mudou a conjuntura de empate político, pondo fim à política de apaziguamento do fascista por parte da oposição liberal e deu início à união e mobilização geral da maioria da sociedade, de amplos setores empresariais, dos partidos e forças políticas não bolsonaristas e das instituições e governos que resistem ao seu projeto de ditadura.

Isso significa que agora temos um “palanque” único de todos os que querem se livrar do fascista, sendo este o único critério para a unidade de ação. Vivemos um daqueles raros momentos políticos quando o sentimento do basta vira ação prática com objetivo bem definido: Fora Bolsonaro, impeachment já!

Val Carvalho

--

--